-
Arquitetos: Helen & Hard
- Área: 15 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Sindre Ellingsen
-
Fabricantes: aaneslandfrabrikker, nolimitation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo do desejo do cliente em criar uma experiência espacial única que se conecte com a sensação extraordinária de escalar árvores, nosso objetivo foi criar um espaço que realmente incorporasse o que significa viver na natureza.
Houve vários aspectos desafiadores neste pequeno projeto. O primeiro, para criar uma cabana completa sustentada apenas por uma árvore bastante estreita, sem colunas adicionais ou usando várias árvores. O segunda, era como criar uma sala aquecida ao redor de uma árvore em crescimento. Além disso, como a construção é bastante incomum, fomos desafiados a obter a aprovação do governo e cumprir as soluções de climatização.
A cabana é então construída em torno de um tubo de aço, cortado ao meio e preso novamente em torno da árvore com 4 parafusos. Isso se tornou uma "espinha dorsal" rígida para construir o resto da casa. Utilizamos a ponte de acesso e dois fios de aço para fixar a árvore horizontalmente de forma que todo o peso desça apenas verticalmente no tronco e não haja cargas excêntricas. Ao redor desse elemento, o espaço é construído com nervuras duplas de compensado de forma radial definindo o espaço fechado.
A profundidade das nervuras de suporte de carga se torna a camada isolante. No exterior, a cabana tem uma película protetora de telhas de pinheiro, que envelhecem para se fundir com a pátina natural da floresta circundante. No interior, a sala é revestida por painéis de amieiro que conferem ao espaço um ambiente acolhedor.
As encostas íngremes de floresta que cercam o Hardangerfjord acima da vila de Odda são o local de duas casas nas árvores de Woodnest. Arquitetura é uma resposta específica à topografia e às condições do próprio local. Construída na natureza, cada casa na árvore está suspensa de 5 a 6 metros acima do solo da floresta e fixada com um colar de aço ao tronco individual de um pinheiro vivo.